Brasil New Life
IMPORTANTE! Antes de começar a utilizar o fórum, esteja ciente das regras de convivência! Acesse pelo menu ou pelo atalho do portal.

Olá, você está conectado ao fórum do servidor de SA-MP Brasil New Life! Seja bem-vindo.
Você é novo no servidor? Leia o FAQ do fórum se tiver dúvidas sobre mecanismos e faça já sua conta clicando em Registrar-se e seguindo as instruções.
Os atalhos do portal poderão te ajudar:
- Painel do Usuário: Aqui estão atalhos das principais informações de seu perfil e das que você pode editar.
- IPs de Acesso: Mostra o IP do servidor no SA-MP e no Team Speak 2. Além disso, você pode clicar a qualquer momento em um dos dois para baixa-lo, caso não tenha.
- Tudo o Que Você Precisa Saber: Questões básicas sobre o SAMP, perguntas frequentes do servidor e uma lista de tutoriais se encontra aqui. Recomendado passar aqui antes de tudo.
- Regras do Servidor: Muito importante, leia bem para não ser punido por descuido.
- Downloads: Você quer mods para deixar seu GTA ainda mais fascinante? Ou então está precisando daquele programa para fazer o jogo funcionar sem CD? Ou ainda, não tem acesso ao jogo e quer baixa-lo completo? Está tudo reunido aqui.


Já é da casa? Clique em Login e coloque seu Nome de Usuário e Senha corretamente!
Você também pode clicar logo aqui em baixo em "Não Exibir Mais" para esse pop-up não aparecer quando você entrar.

Tutorial sobre roleplay básico.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por Loc-Ow em Qui Maio 17, 2012 1:55 am

O quê é RolePlay?
Role Play, quer dizer 'Desempenhar um Papél'. Um servidor Role Play é um servidor onde você age como uma pessoa. Você escolhe oquê você quer interpretar, se é uma pessoa calma; agressiva; medroso. Se você na vida real é um cara calmo, pode ser bem legal você interpretar um rapaz 'louco', o contrário de você mesmo. Interpretar um personagem é realmente muito divertido, porquê lhe dá a oportunidade de pensar o quê o seu personagem faria em tal situação.

In Character / No Personagem (IC)
In Character é qualquer coisa relacionado à seu personagem. Quando você usa o Chat Normal você está falando IC. Se você quizer falar sobre o seu novo Computador, um novo jogo que você baixou, ou algo assim. Você usa o /b para Out Of Character(OOC/Fora Do Personagem). Qualquer coisa que você falar IC, é considerado oquê o seu personagem está falando. Não se esqueça de criar um personagem único, original. Dê uma personalidade à seu personagem.

Out Of Character(OOC)
Out Of Character(Fora Do Personagem) é qualquer coisa NÃO relacionado à seu personagem, OU alguma coisa que precise de explicações. Para falar no chat OOC, você precisa usar o comando /b no jogo. Um bom exemplo de questão OOC é, você está interpretando que está revistando alguém como um Policial, mas você não está certo que a pessoa tem uma carteira. Você pode usar /b e perguntar 'Você tem uma carteira IC?' Se a pessoa falar sim, você pode continuar seu RP e interpretar que achou uma carteira. Se a pessoa falar não, você pode simplesmente continuar a interpretação sem a carteira da pessoa.

Non-RolePlay(NON-RP)
O Non-RP é o termo usado quando alguém está fazendo algo que não faria na vida real. Por exemplo, bunnyhopping. Bunnyhopping é ficar pulando para ser mais rápido que um jogador normal correndo. Isto é Non-RP por quê na vida real, você não fica pulando para ser mais rápido que uma pessoa... Ou fica? [?]
Quando você é abordado e algemado com as suas mãos nas costas, é Non-RP correr para longe. Também é Non-RP desalgemar à sí mesmo.(Exceto por CERTAS SITUAÇÕES, com uma boa interpretação.)

Outro exemplo de Non-RP: Matar alguém por bater no seu carro. Algumas pessoas falas "Eu sou um Gangster, eu vou lhe matar se você bater no meu carro..." Isto é errado. Você gostaria de desperdiçar sua vida na cadeia simplesmente porquê alguém bateu no seu carro por acidente? Provavelmente não. Dependendo no contexto, matar alguém por bater no seu carro é considerado Non-R

Metagaming
Metagaming é usar informações OOC(Da vida Real, se preferir.) para uma vantagem IC. Um exemplo clássico é, você vê alguém nomeado Bill_Whosem andando na calçada, e você fala "Ei Bill!" você não pode fazer isto porquê você está checando seu nome na sua cabeça, e na vida real, as pessoas não tem nomes em cima de suas cabeças. Oquê você precisa fazer é algo como; "Olá, amigo, qual o seu nome?" Se ele lhe dizer que é John, você vai chamá-lo de John. Não faça algo como; "Ei, eu acho que seu nome não é John.". Isto também é errado.
Outro exemplo, se você ve um membro dos Los Aztecas andando no estacionamento do banco e você fala para ele, "Como eu posso entrar no Los Aztecas?". Antes de tudo, isto é Metagaming de Skins, somente porquê ele está vestindo banadanas azuls não faz dele um membro dos Los Aztecas. Ir na HQ de outra gang, só porquê você viu os carros dela no seu "Bloco" é Metagaming durante uma guerra.
Há muitas formas de Metagaming, mas uma das mais comuns são o Nome em cima da Cabeça e o Metagaming das Skins.

PowerGaming
Powergaming é jogar sem dar uma chance para o outro jogador reagir. Quebrar suas algemas batendo-as em uma pedra é PowerGaming. Correr quando foi derrubado por 2 pessoas é powergaming. Você tem que dar uma chance para o outro player reagir, caso não, oquê ele irá fazer? Você não gostaria que fizessem o mesmo com você. Forçar alguém a fazer oquê você diz é PowerGaming. /me joga John_Walter no chão.[/crack] é POWERGAMING. Se você está sozinho, você não pode forçar ninguém à fazer /crack(Exceto se tiver em vantagem, como armas, etc.)

RP-To-Win
Role Play To Win é interpretar para sempre vencer. Por exemplo, você foi derrubado por 2 pessoas, e você usa /me rola para o lado, esquivando das duas pessoas. E então, você corre... Isto é PowerGaming mas também RP-To-Win. Muitas pessoas 'Interpretam para Vencer' para evitar situações que elas não gostam. Se você está amarrado e; /me pega sua faca, corta a corda e corre para longe. Isto é considerado PowerGaming, mas é um tipo de RP-To-Win, que é tecnicamente, vencer a situação interpretada para tirar à ele mesmo do problema.

Revenge Killing(RK)
Revenge Killing é quando você é morto por alguém, ou um grupo, e depois; a única coisa que você tem em mente é para matá-los de volta. Quando você é morto por alguém, você não lembra de NADA. Você totalmente se esquece da pessoa ou sobre as pessoas. Isto quer dizer que você não pode voltar no local onde te mataram e tentar matá-los. Se você inventar uma razão para matá-los isto também é RK, por exemplo: James te matou com uma Deagle por alguma razão, então você nasce e corre até ele e fala; "Ei cara, saia da minha área!" e começa à socá-lo. Resumindo, se você for morto, não volte para a pessoa que lhe matou somente para arrumar problema.

Character Kill(CK)
Um CK quer dizer que sua vida acabou.(Do personagem) Você está morto, qualquer coisa que aconteceu com este personagem acabou. Se você quizer jogar novamente terá que criar outro personagem. O CK funciona da seguinte maneira, o jogador pede o CK no outro, e então um admin avalia a situação e aceita/nega o CK. Um CK só pode ser pedido em situações de uma grande interpretação, quando uma Facção ou somente pessoas desconhecidas estão prestes à matar seu personagem por uma razão.

Interpretando um Roubo de Carro
Qualquer carro que você está roubando tem que ser interpretado. Carros estacionados, carros já ligados, etc... Um exemplo é:
/eu soca o vidro do carro.
/eu abre o carro por dentro.
Ou até uma coisa mais interpretada como;(Para carros desligados)
/eu olha para os lados e se aproxima do carro.
/eu tenta abrir a porta do carro.
/eu abre a porta e senta no assento.
/eu fecha a porta e se agacha embaixo da direção.
/eu procura por um fio vermelho(Algo assim)
/eu retira o fio vermelho e conecta os dois verdes.

A personalidade do seu Personagem
Se você quizer interpretar um cara nervoso, por favor, sempre interprete um cara assim. Mas se você estiver cansado de interpretar um rapaz nervoso, você pode interpretar que você está tomando pílulas(Comprando pílulas no 24-7 com /eu). Agora você passará de um cara extressado para um cara extressado que toma pílulas para se controlar. É muito interessante quando você decide por várias características no seu personagem.


By: Christopher Daley.


Neste tutorial simples, você aprende a basicamente usar o comando /me ou /eu e o comando /do corretamente. Preste atenção para dar uma boa impressão no servidor, pois acima de tudo, um bom /me e /do é vital para melhor interpretação.

#1

Inicial maiúscula no /eu
ERRADO.Se você usar a letra inicial maiúscula no /me, veja como ficará:
* Christopher_Daley Leva sua mão até a cintura, puxando sua camisa para cima, pegando sua arma.


- " Mas o quê tem de errado?". É simples. Quando você usa o comando /me o nome do seu personagem aparece por primeiro, com as iniciais já maiusculas. Por tanto, não há necessidade de letras iniciais maiusculas no seu /me, pois o comando ficará com uma cara horrível, e ninguém te dará bola nenhuma, achando que você é novo no roleplay.

Agora, veja como fica se eu usar o /eu corretamente, sem a inicial maiuscula:

* Christoher_Daley torna seu olhar ao interior da gaveta, tentando achar sua chave.



#2

Falas no /eu:

Outro erro simples, mas que porém, acontece muito com novatos. Um exemplo:



Não preciso nem falar nada, né?

" - Ora, mas como uso corretamente?"

Exemplo:

* Você_Você torna seu olhar ao local, avistando os dois sujeitos que estão parados á sua frente.

[CHAT]Você_Você: Ei, garotos! Podem vir até aqui?!

#3

Brigas ICly.
Muita gente, ás vezes até sem saber, acaba batendo em um outro jogador Icly sem utilizar o /me, achando que o soco é uma ação já do GTA, o que significa que não haja necessidade de usar o /eu.

Pois eu digo: Tem necessidade sim. Antes de você começar a bater em alguém, deve utilizar o /me para começar uma briga. Pois se você começar a bater em um jogador sem usar o /eu o mesmo não conseguirá entender nada, e você irá acabar sendo punido por DeathMatch.

Exemplo 1:

* Christopher_Daley leva sua mão direita até o apoio de seu coldre, puxando seu Nite Stick, e em seguida desferindo algumas tacadas de leve sobre as pernas de FULANO.


* ((Fulano)) Sucesso.


* Fulano_Ciclano fecha seus punhos, desferindo um soco sobre o rosto de Christopher_Daley.


Feito! Agora você pode começar a brigar sem usar o /me, e tranquilo porquê não quebrou regras.

Exemplo:

* Christopher Daley astoproxima-se de Nathaniel, logo fechando seus punhos direitos, tentando desferir um soco no rosto do mesmo.


O jogador deverá responder no /do se a ação foi bem sucedida.. ou não.

* ((Fulano)) Sim, o soco acerta, Fulano cai, devido ao impacto.


Assim está correto, pois ambos especificaram suas ações.

MODO ERRADO

* Christopher Daleycorre para cima de Fulano, dando diversos socos no mesmo.
< POWERGAME.


- 4

Especificando suas ações
Para deixar um roleplay, digamos que, mais "confortável", especifique suas ações. Exemplo de um modo errado:

* Christopher Daley bebe seu vinho.


Veja que o jogador não especificou sua ação.

Agora, veja o modo correto:

* Christopher Daley leva sua mão até a mesa, pegando seu copo com vinho, e em seguida, levando o mesmo até a sua boca, dando um leve gole.


Great! você especificou sua ação, viu como ficou mais bonito? assim chamará a atenção de alguns jogadores, e poderá ser considerado um hard roleplayer.


- 5

Abaixo, alguns tipos de /eu's incorretos.

* Christopher Daley riu.

- ERRADO.

* Christopher Daley rí.
- CERTO.

* Christopher Daley correu.
- ERRADO.

* Christopher Daley corre.
- CERTO.

-------


USANDO O /DO

O /do serve para descrever o ambiente, o local, ou algo que o GTA SA não mostra / ou uma situação Exemplo:

* ((Você)) Sala é repleta de cadeiras e video games. Há um brinquedo caido no canto da porta.


O /do não serve para interpretações do /me.

* ((Você)) Arvore está pegando fogo, e logo o mesmo começa a consumir o letreiro da loja.


Ou para criar um BOT, para fazer algum tipo de roleplay, exemplo:

* ((Você)) Pode-se notar um homem sentado na recepção do hospital.




Tutorial sob construção, em breve irei adicionar mais coisas no mesmo.


CRÉDITOS
Rich - EU - criação e formatação do tópico.

OUTROS
Quaisquer tipo de sugestão, critica, ou erro, por favor, avise ao criador do tópico! Comentários e críticas são bem vindas!

By: Christopher Daley.

Poxa pessoal, é tão fácil aprender o roleplay. vamo tentar Pô?!

Loc-Ow
Vicenzo Cilli
Vicenzo Cilli

Premiação : : : :
Nick no BNL : Junior Kingston
Telefone no BNL : 920772
Nível : 17
Profissão : Marinha
Mensagens : 558
Reputação : 5
Tolerância :
50 / 10050 / 100

Permanente : 75%
Status : Ativado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por Marlon_Moog em Qui Maio 17, 2012 5:52 am

Por que usar o comando /eu quando a pessoa ja viu você fazendo a ação? Se não viu não viu por que deve ser cega, mas agora tem que usa até comando /eu lança a grana. Isso em gangzones para que? Pow o cara lança a grana e tem que avisa? Ai é tenso, lança e pronto, se o cara viu vai correr, se não viu vai virar presunto.

Marlon_Moog
Salvatore Leone
Salvatore Leone

Premiação : : 0 : 0 : 0
Nick no BNL : Marlon_Moog
Telefone no BNL : 6666
Nível : 34
Profissão : Repórter
Mensagens : 183
Reputação : 6
Idade : 23
Tolerância :
60 / 10060 / 100

Permanente : 75%
Status : Ativado

http://sanbnl.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por Ramon Watkins em Qui Maio 17, 2012 6:21 am

Faltou algo mais complexo e mais usado com o "eu"

Exemplo: /eu leva a mão até o bolso, logo retirando sua carteira.

Essas coisas simples, são mais usadas no servidor, em abordagens, aplicações, etc.

Mesmo assim valeu a tentativa, agora algumas coisas que voce postou aí ta na Constituição nem precisava postar.

Ramon Watkins
Peter Vance
Peter Vance

Premiação : : 0 : 0 : 0
Nick no BNL : Ramon Watkins
Telefone no BNL : 666
Nível : 12
Profissão : Civil
Mensagens : 1167
Reputação : 82
Idade : 18
Tolerância :
20 / 10020 / 100

Permanente : 100%
Status : Ativado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por xXx Samuel Pausini xXx em Qui Maio 17, 2012 7:50 am

Curti mano, ja tava ligado nesses bangs
E uso de vez em quando ^^

xXx Samuel Pausini xXx
Jerry Martinez
Jerry Martinez

Premiação : : 0 : 0 : 0
Nick no BNL : Samuel_Pausini
Telefone no BNL : 1740
Nível : 27
Profissão : Assassino
Mensagens : 974
Reputação : 5
Idade : 22
Tolerância :
100 / 100100 / 100

Permanente : 50%
Status : Ativado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por Loc-Ow em Qui Maio 17, 2012 11:58 am

Sid escreveu:Faltou algo mais complexo e mais usado com o "eu"

Exemplo: /eu leva a mão até o bolso, logo retirando sua carteira.

Essas coisas simples, são mais usadas no servidor, em abordagens, aplicações, etc.

Mesmo assim valeu a tentativa, agora algumas coisas que voce postou aí ta na Constituição nem precisava postar.

Cara eu coloquei, não foi eu que fiz tudo foi só uma parte do roleplay básico tem tanta gente aí no servidor que não sabe fazer 1 ROLEPLAY.

Loc-Ow
Vicenzo Cilli
Vicenzo Cilli

Premiação : : : :
Nick no BNL : Junior Kingston
Telefone no BNL : 920772
Nível : 17
Profissão : Marinha
Mensagens : 558
Reputação : 5
Tolerância :
50 / 10050 / 100

Permanente : 75%
Status : Ativado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por Neaby em Qui Maio 17, 2012 12:47 pm

Por que, em tutoriais de role play, nunca botam um exemplo de 'Gun from ass'?

Neaby
Claude Speed
Claude Speed

Premiação : : 5 : 0 : 0
Nick no BNL : Rafael_King
Telefone no BNL : 6554
Nível : 5
Profissão : Repórter
Mensagens : 244
Reputação : 4
Idade : 19
Tolerância :
100 / 100100 / 100

Permanente : 100%
Status : Ativado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por # BrunnoWolferg $$ em Qui Maio 17, 2012 1:03 pm

e bom para ensinar alguns "novatos"a ter noção de um rp básico coisa que alguns nao sabem
.

# BrunnoWolferg $$
Vladmir Glebov
Vladmir Glebov

Premiação : : 0 : 0 : 0
Nick no BNL : Brunno_Wolferg
Telefone no BNL : 5103
Nível : 14
Profissão : Civil
Mensagens : 1384
Reputação : 17
Tolerância :
60 / 10060 / 100

Permanente : 75%
Status : Ativado

http://www.garotsdoograu.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por ***Will*** em Qui Maio 17, 2012 3:28 pm

Não adianta usar muito mais eu uso mais quando é necessario mesmo.

***Will***
Salvatore Leone²
Salvatore Leone²

Premiação : : 2 : 0 : 0
Nick no BNL : Willian Hathcock
Telefone no BNL : 0
Nível : 18
Profissão : Civil
Mensagens : 711
Reputação : 11
Idade : 18
Tolerância :
40 / 10040 / 100

Permanente : 75%
Status : Ativado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por Rastafári em Qui Maio 17, 2012 5:49 pm

Sempre usei, e sempre vou usar.

Rastafári
Usuário Registrado
Usuário Registrado

Premiação : : 0 : 0 : 0
Nick no BNL : Christopher Daley
Telefone no BNL : 157
Nível : 1
Profissão : Civil
Mensagens : 20
Reputação : 0
Idade : 26
Tolerância :
100 / 100100 / 100

Status : Ativado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por Sakz em Qui Maio 17, 2012 5:56 pm



95% DO BNL NÃO CONSEGUE SIMPLISMENTE DIFERENCIAR /B DE IC.
Quanto mais fazer um /eu e /do!

Esses dias eu fui me alistar na PMLV ai eu fiz o /eu:
Cesar Junior leva sua mão até o balcão logo tocando a sineta
Plim Plim ((Cesar_Junior))

Ai o maluko assim no /b , sineta? Onde tu ta vendo isso!
P.S: Éra lider porque

Sakz
Sonny Forelli
Sonny Forelli

Premiação : : 0 : 0 : 0
Nick no BNL : ×Forum é OOC× Cesar_Junior
Telefone no BNL : 0
Nível : 10
Profissão : Polícia Militar - Los Santos
Mensagens : 310
Reputação : 19
Idade : 19
Tolerância :
0 / 1000 / 100

Permanente : 50%
Status : Ativado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por Rastafári em Qui Maio 17, 2012 6:11 pm

Sakz escreveu:

95% DO BNL NÃO CONSEGUE SIMPLISMENTE DIFERENCIAR /B DE IC.
Quanto mais fazer um /eu e /do!

Esses dias eu fui me alistar na PMLV ai eu fiz o /eu:
Cesar Junior leva sua mão até o balcão logo tocando a sineta
Plim Plim ((Cesar_Junior))

Ai o maluko assim no /b , sineta? Onde tu ta vendo isso!
P.S: Éra lider porque

Por isso que eu, postei isso, para as PESSOAS APRENDEREM, por que tá fogo os players daqui no RP.

Rastafári
Usuário Registrado
Usuário Registrado

Premiação : : 0 : 0 : 0
Nick no BNL : Christopher Daley
Telefone no BNL : 157
Nível : 1
Profissão : Civil
Mensagens : 20
Reputação : 0
Idade : 26
Tolerância :
100 / 100100 / 100

Status : Ativado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial sobre roleplay básico.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:40 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum